sábado, 19 de setembro de 2009

Contos Gauchescos dá a largada para a Maratona 4, parte 2

Sábado de sol forte na capital gaúcha para continuarmos nossa corrida literária!! Assim, damos início agora à Maratona Literária 4, parte 2 com a leitura do livro "Contos Gauchescos", de João Simões Lopes Neto, um dos grandes monstros-sagrados da literatura brasileira. Pra quem não sabe, a Maratona tá acontecendo aqui no Piquete da Leitura, no Acampamento Farroupilha, dentro do Parque Harmonia. Antes de iniciar a leitura, recebemos no Piquete da Leitura Luiz Horácio, professor e crítico de literatura, onde falou um pouco sobre o livro e seu autor.

Conheça um pouco desta história do vaqueano Blau Nunes...
Os Contos Gauchescos são uma coleção de contos que tem como ambientação no pampa gaúcho. Contado pelo envelhecido vaqueano Blau Nunes, as histórias contam de aventuras de peões e soldados. Ora protagonizadas, ora testemunhadas por Blau, as histórias narram sempre sobre o gaúcho, guerreiro, trabalhador, rústico. Nelas a linguagem é sempre um dialeto característico do interior do Rio Grande do Sul e existe um enorme respeito pelos elementos deste estilo de vida: os animais, os instrumentos, a paisagem. Existe também uma grande exaltação do espírito guerreiro do gaúcho, especialmente nas narrativas de guerra, ambientadas na maioria das vezes na Revolução Farroupilha.

"Quem canta refresca a alma,
Cantar adoça o sofrer;
Quem canta zomba da morte;
Cantar ajuda a viver!..."

Maratonistas, sobreviventes e internautas de plantão, que possamos fazer desta leitura um grande canto para refrescar a alma e nos ajudar a viver!! E Boaaa Leitura

Nos segue no twitter.com/maratonadolivro e acompanhe em tempo real a cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário