segunda-feira, 27 de abril de 2009

Maratona Literária levou mais de 500 leitores ao CMC

A primeira Maratona Literária reuniu algumas centenas de leitores no sagão do Centro Municipal de Cultura no dia 22. Acomodados sobre tapetes persas gentilmente emprestados para o evento, a primeira-dama Isabella e o prefeito José Fogaça participaram da leitura do livro Cem Anos de Solidão. A obra de Gabriel García Márquez começou a ser lida em voz alta às 19h30 do dia 22 e só terminou às 17h30 do dia seguinte, depois de 11 intervenções artísticas, incluindo cinco pequenos shows, com apenas sete leitores-maratonistas ainda presentes.

Essa iniciativa da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura terá sequência no dia 29h de maio, às 19h, no mesmo local. Segundo o coordenador Daniel Weller, o próximo livro será escolhido pela comunidade Maratona Literária, formada no Orkut especialmente para o evento e começam a surgir alguns favoritos entre consagrados autores gaúchos.

Dos cerca de 500 leitores iniciais, apenas Barbara Nicolaiewsky, Cristofer Felipe Ribeiro Castro, Denise Xavier Lopes, José Silvio Amaral Camargo, Maria de Fátima Maciel dos Santos e Luciano Margues, que ainda não haviam lido o romance, e o coordenador do evento aguentaram as 22h de leitura. A turma afirma que para a próxima edição não votará em nada com menos de 400 páginas. As maratonas literárias iniciaram em cidades como Madri e Nova York e estão se tornando moda. Várias equipes de tevê registraram o movimento no CMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário