domingo, 28 de junho de 2009

Da NONADA até a TRAVESSIA


Grande Sertão: Veredas é finalizado

Depois de 34 horas de leitura e mais de 20 intervenções artísticas o livro de 568 páginas (nas edições mais recentes são 608) foi finalizado às 6h. E o mais importante: 23 leitores/corredores foram até o final do livro! Na Maratona 1 foram 6 sobreviventes, na Maratona 2 ficaram até o final 18. Parabéns a todos que participaram da Maratona 3 e muito obrigado a todos que fazem acontecer esse projeto!

sábado, 27 de junho de 2009

101 anos de Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa, mais conhecido como Guimarães Rosa, nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo - MG e faleceu em 1967. Completaria hoje 101 anos de vida. Foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, além de médico e diplomata.

Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A característica peculiar do autor é o uso de neologismos, ou seja, da criação de palavras ou da recriação delas. Tudo isso, somado a sua erudição.

O Grande Sertão: Veredas, um dos romances mais conhecidos e lembrados na literatura, é aclamado pela crítica por suas inovações nas formas e na escrita. Além de receber prêmios por esta obra, Guimarães passa a ser reconhecido como especial dentro da 3ª geração modernista.

Curiosidade: "Desde pequeno, ele era encantado por estudar outras línguas. Iniciou-se sozinho no estudo do Francês. Um frade ensinou a ele o holandês e o ajudou a seguir no estudo do francês".

Parabéns, Guimarães Rosa. Tuas obras continuam vivas!

Sábado promete muita corrida literária para os maratonistas

Depois de uma madrugada lendo, descansando, lendo, pausa para uma dormidinha(...) - estamos prontos para mais um dia de Maratona. E, pela programação, o sábado reserva muitas atrações musicais e artísticas. Entre elas Paulo Garra e Sandro da Gaita tocam música tradicional riograndense, e Fernando Saldanha com música tradicionalista: chamamé e milonga.

À noite, o palco musical vai aquecer o público maratonista com a banda Dionysius sob o som de MPB. Depois, teremos um pouco da cultura nordestina com Forró Tribo Brasil. O grupo Turucutá se apresenta com bloco de samba e participação especial de Vivi Schames com malabares de fogo - não tem como perder! Entre uma apresentação artística e outra daremos continuidade à leitura do O Grande Sertão: Veredas.

E, como ninguém é de ferro e "saco vazio não para em pé", os sobreviventes (maratonistas de plantão) serão convidados a saborear os pratos preparados pelo Bar do Lupi, onde somos sempre bem recepcionados pela dona Maria.

Petit POA-RS se apresenta às 2h30

A mistura de circo, teatro, música e muita alegria é o que foi preparado pelo “Circo Petit POA-RS”, nesta Maratona Literária. Resultado da união de artistas que buscaram por mais de 10 anos nas fontes do circo tradicional, da ginástica olímpica, do teatro, música e viagens as influências para essa novidade: a realização de um sonho de circo, mantendo viva a tradição da mãe das artes.

Um circo moderno “com jeito gaudério”, pode ser a descrição de uma das faces do Circo Petit POA-RS, que leva no nome a metáfora do PETIT (pequeno) e POA-RS (referência de onde foi criado e é preparado): uma “pequena Porto Alegre” em movimento por onde estiver.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Leitura e música encantam os leitores

No relógio passa da meia-noite. Ele não para de funcionar (tic-tac), e os leitores da Maratona Literária 3 continuam a ler O Grande Sertão: Veredas, um romance de Guimarães Rosa. Após, haverá uma apresentação musical de Duo de flautas de Milena Dugacsek e Heber Nascimento. Na sequência, teremos ao som de piano, Paulo Dorfman e no baixo Jorge Dorfman, sob repertório de Tom Jobim.

Grupo Lá Fora Musical faz apresentação exclusiva

Literalmente como o próprio nome diz "Lá Fora", a banda composta por seis integrantes (Iuri Barbosa, Tiago, Felipe Nino, Felipe Bróine, Murilo Nunes e Jeferson Azevedo) fez um grande espetáculo musical no hall de entrada do Centro Municipal de Cultura de POA.

Inspirada em composições que remetem a uma linguagem regional brasileira, o grupo procura em cada música relacionar as estrofes aos ritmos de cada região do Brasil, fazendo das canções uma verdadeira sátira urbana.

"Lá fora. A cidade. Dois compositores observam a vida urbana, têm seus amores, paixões e questionamentos. Bebem da fonte da arte de rua, dos caroneiros que vão e vêm pelas BR’s levando alegria e improviso. O improviso para o brasileiro é quase como respirar". (Lá Fora)

"Lá fora. Paixão pela moda de viola, vanerão, baião, côco, milonga, xote entre outros ritmos brasileiros, além dos rocks rurais de Sá, Rodrix e Guarabira e Almôndegas, mistura mais do que admirada. Para tantas cores, pandeiro, triângulo, zabumba, ganzá, e a escaleta que produz de maneira original texturas da sanfona, do acordeão". (Lá Fora)

O Lá Fora Musical está a dois anos na estrada com músicas de própria autoria.

Para saber mais sobre o grupo acesse o myspace.com

Começa a leitura do Grande Sertão: Veredas

É pessoal, depois de uma bela introdução do livro feita pelos grandes mestres e professores da literatura gaúcha Luis Augusto Fischer e Flávio Azevedo, Fischer começa a folhear as primeiras páginas do livro Grande Sertão, levando leitores e apreciadores do Romance à sonhar e viver este momento único! Logo, Azevedo dá continuidade à leitura até chegada a hora de passar a "bola" - nas próprias palavras dele - para o grupo de leitores, aqui MARATONISTAS.

BOA LEITURA!!

Foi dada a largada para a Maratona Literária 3!

Depois do sucesso das duas primeiras edições do evento, foi dada a largada hoje 26/06 às 19h para a Maratona Literária 3, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre*. No momento, está apresentando-se a Banda Municipal da Capital. Em seguida, teremos o desfile do Clube de Reciclagem Morro da Cruz com o tema " Casamento na Roça" - já que estamos na semana das comemorações juninas. Para contatar a ong Morro da Cruz (daniellsinistro@hotmail.com ou 3318-1647).

Aah!! Lembrando que, além da boa e rica leitura do Grande Sertão, há uma programação especial como a Estante/Instante de Troca de Livros e arte à vontade do Espaço Livre do Atelier. Os interessados poderão ainda participar do Correio Literário, e se cadastrar como usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, que está aberta para visitação.

E pra matar aquela fome danada, afinal ninguém é de ferro, preparamos o bom e amigo chimarrão com apoio da Vier, muuiito Café do Mercado, quentão e comidinhas.

Acesse aqui o Especial da Maratona Literária 3, em parceria com a Rádio Putzgrila!


Que tá esperando?? Vem e participa!!

*Av. Érico Veríssimo, 307

terça-feira, 23 de junho de 2009

Release - Maratona 3

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a Maratona Literária 3 já tem data de largada confirmada. Nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19h, o Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307) se transformará em um grande arraial para receber O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

A Maratona Literária 3 será uma jornada de 36 horas, que terá começo na palavra NONADA e tentará chegar na última: TRAVESSIA. Para vencermos o longo caminho das Veredas de Guimarães teremos um intenso revezamento dos leitores/corredores e 18 atrações artísticas, organizadas pelo Cabaré do Verbo.

Traga qualquer livro e use a Estante/Instante de Troca de Livros. Para ninguém dormir na festa teremos o chimarrão da Vier, muito Café do Mercado, quentão, comidinhas e arte à vontade do Espaço Livre do Atelier. Todos poderão participar do Correio Literário e se cadastrar como usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, que estará aberta para visitação. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Web Putzgrila que vai lançar um desafio aos leitores/corredores. Quem ganhar leva um MP3. A Não Editora fará um sorteio dos livros das novas caras literárias de Porto Alegre. A Moliterno Livraria e Café vai sortear o Grande Sertão: Veredas e a Editora da Cidade estará com muitas promoções de livros do catálogo.

A Maratona Literária 3 terá cobertura em tempo-real no Twitter e por webcam. Traga sua caneca para o quentão, sua cuia e saco de dormir se o sono apertar.

Participe dessa idéia. Leve seus amigos. Ler também pode ser uma festa!

Roteiro da Maratona 3

Sexta-feira noite 26 de junho – Sábado madrugada 27 de junho

19h – Abertura:
Banda Municipal de Porto Alegre e Desfile Clube de Reciclagem Morro da Cruz
Casamento na Roça

19h30 – Apresentação:
Início Espaço Livre e da Leitura
Grande Sertão: Veredas

21h – Grupo Lá Fora Musical
Música regional brasileira

21h30 - Rafael Sonic e banda
Música folk

22h – Leitura
Grande Sertão: Veredas

23h30 – Duo de flautas de Milena Dugacsek e Heber Nascimento e músicos convidados Elisa Pinheiro e Carla Kieling + Malabares de Fogo com Vivi Schames

0h - Mocotó pra levantar a leitura
Rei do Mocotó

Leitura Grande Sertão: Veredas

01h30 – Poesia ParaLêlos e Diego Petrarca

02h - Leitura
Grande Sertão: Veredas

03h30 – Jess e Jair: Cancioneirismo

04h30 - Leitura
Grande Sertão: Veredas

Sábado manhã/tarde/noite 27 – domingo madrugada 28 de junho

9h – Intervalo do Café da Manhã
Uns pilas pro Bar do Lupi

09h30 – Leitura
Grande Sertão: Veredas

Programação Paralela da Coordenação do Livro e Literatura: Seminário de Cultura Francesa
Cinema Francês – Roger Lerina
Pós-Estruturalismo – Juremir Machado

10h – Êita uma esticadinha com a Fisioterapia Global

10h30 - Leitura
Grande Sertão: Veredas

13h30 – Hora da bóia
Uns pilas pro Bar do Lupi

Paulo Garra e Sandro da Gaita tocam música tradicional riograndense

14h30 - Leitura
Grande Sertão: Veredas

16h – Fernando Saldanha música tradicional: chamamé e milonga

16h30 - Leitura
Grande Sertão: Veredas

18h30 – Banda Dionysius com MBP

19h30 – Leitura
Grande Sertão: Veredas

21h – Forró Tribo Brasil

21h30 – Turucutá com Maracatu

22h – Leitura
Grande Sertão: Veredas

23h30 – Artes da Resistência

0h – Leitura
Grande Sertão: Veredas

1h30 – Artes da Resistência

02h - Leitura
Grande Sertão: Veredas
Finalização. Será?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Resultado da Votação da Maratona Literária 3

Agora é encarar até o fim Grande Sertão: Veredas.
Quem for no 26 de junho vai ter muita história pra contar.
568 páginas. Com certeza mais de 30 horas de leitura.
Vai ser necessário ter muito preparo e disposição.
NONADA








quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maratona Literária 2 - Os leitores/corredores

Os romances "A Metamorfose" de Franz Kafka e "Os Ratos" de Dyonélio Machado começaram a ser lidos no saguão do Centro Municipal de Cultura no dia 29 de maio às 19h por 500 maratonistas, e terminou às 7h do dia 30 com 24 dedicados leitores. Houveram diversas intervenções artísticas, local para troca de livros, desafio da Rádio Putzgrlia, espaço do Atelier Livre, ONG Morro da Cruz, muito chimarrão, café e chopp para manter o fôlego dos maratonistas.














Vice-prefeito José Fortunatti










Sobreviventes da Maratona 1: Denise Xavier Lopes, Maria de Fátima Maciel dos Santos, José Silvio Amaral Camargo Barbara Nicolaiewsky e Cristofer Felipe Ribeiro Castro













Andréa Machado, neta de Dyonélio Machado.














Cristofer Felipe Ribeiro Castro














Barbara Nicolaiewsky














José Silvio Amaral Camargo














Maria de Fátima Maciel dos Santos














Denise Xavier Lopes














Miguel Viana














Marô Naia














Rafael Guimaraens














Clô Barcellos














Paula Luane dos Santos Machado





























Ana Marcela














Telma Scherer














Cris Crescente e amigo














Amanda














Paula Ceccon














Mila Moliterno














Lorenzo Ribas














Maria de Fátima de Souza


















































Gabriel Quaresma














Clotilde Maso














Natália Chaves Bandeira

(fotos de Ana Mendes)

Os Finalistas

Parabéns a todos os finalistas da Maratona Literária 2: Ana Carolina Oliveira Pinheiro, Antonio Motti V. da Silva, Bárbara Nicolaiewsky, Christofer Castro, Denise Xavier Lopes, Greice Cristina Paz Vargas, Guilherme Laydner, Hisham Muhammad, José Silvio Camargo, Juli Saul Antunes, Lis Schurn Túpor, Lucas Kirschke da Rocha, Luciano Marques Ferreira, Maria de Fátima Santos, Maria de Fátima de Souza, Maria Fernanda dos S. Viegas, Paula Ceccon dos Santos e Paula Luane dos Santos Machado.

(fotos de Juli Saul Antunes)
















O Homem Banda





























































(fotos de Ana Mendes)

Rádioweb Putzgrila
















(fotos de Ana Mendes)

Clube de Reciclagem Morro da Cruz







(fotos de Ana Mendes)

Artistas Atelier Livre








(fotos Ana Mendes)