segunda-feira, 27 de abril de 2009

Maratona Literária começa com obra de García Márquez na Capital

Grupos se revezam no Centro
Municipal de Cultura na leitura de "100 Anos de Solidão"

Um saguão do Centro Municipal de Cultura da Capital tomado deu a largada, na noite desta quarta-feira, para a 1ª Maratona Literária. Dentro da programação da FestiPoa Literária, festival de literatura e arte que comemora o Dia do Livro e vai até este sábado, a obra 100 Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, foi a responsável pela primeira edição do tour de force que deverá ir até a manhã de sexta-feira. O prefeito José Fogaça (PMDB) abriu os trabalhos, lendo o primeiro parágrafo de um dos livros mais famosos do escritor colombiano. Em seguida, grupos de cinco leitores se revezariam até o final da epopéia da família Buendía e sua idílica Macondo. De acordo com a organização do evento, serão 40 minutos de leitura ininterrupta com intervalos para repor as energias com café, chope, lanche e chimarrão, além de intervenções artísticas.

Gustavo Brigatti - Zero Hora - 22/04/2009 (foto de Jefferson Botega)

Solidão em grupo




Foto de Fernando Gomes
O dia já estava claro em Porto Alegre quando Remedios, a Bela, matou de paixão um forasteiro que a espiava tomando banho em Macondo. O tragicômico episódio, envolvendo a filha da terceira geração dos Buendía, causou risinhos descontraídos entre o pequeno grupo de leitores que permanecia no Centro Municipal de Cultura na manhã de ontem, mais de 15 horas depois que a obra de Gabriel García Márquez começou a ser contada.



Evento incluído na programação do primeiro dia da FestiPoa Literária, a leitura ao vivo do épico Cem Anos de Solidão começou com casa cheia, às 19h30min de quarta-feira. Entre estudantes, fãs de Gabo e simples curiosos, a maratona prometia seguir até por volta das 9h, de acordo com a Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, que organizou o evento. No entanto, mesmo o mais experimentado dos leitores do colombiano poderia prever que o título tomaria forma de uma fina ironia. Perto do meio-dia de ontem, ainda faltavam mais de cem páginas para serem vencidas.

Entre os sobreviventes de uma turma de quase 500 pessoas que passaram pelo saguão do CMC e se revezaram na leitura do livro, estavam Barbara Nicolaiewsky e Luciano Marques. Ela prometia:
– Não vou largar agora para qualquer um ler, não. Se fiquei até agora, vou querer gente que tenha o mesmo empenho.


Assim como a maioria dos participantes, Barbara e Luciano nunca completaram a leitura do livro. Para eles, a maratona era uma maneira de preencher essa lacuna – com direito a leituras em espanhol e intervenções artísticas baseada na história. Mesmo motivo, por sinal, que levou a fisioterapeuta Denise Xavier Lopes a beber hectolitros de café em honra dos Buendía.

– Até tentei dar uma lida antes de vir pra cá, mas decidi que seria aqui a minha primeira leitura. E está sendo ótimo – garantiu Denise, olhos semicerrados, às 9h30min de ontem.

O ambiente – de início um tanto formal, incluindo a presença do prefeito José Fogaça, com leituras em um púllpito – tomou ares de roda de chimarrão em sua reta final. E nela, valorosos novos leitores começaram a chegar para assistir à derrocada da idílica Macondo.
Foto de Jefferson Botega

A próxima maratona, marcada para 29 de maio, terá sua obra escolhida pelo público (mais informações nos fones 3289-8070 e 3289-8071).

Sem dó dos participantes, a estudante de Letras da UFRGS Grace Costa já tem seu catatau favorito:

– Gostaria de Crime e Castigo, do Dostoiévski, para fazermos uma verdadeira rave literária – sugere a estudante.

GUSTAVO BRIGATTI - Zero Hora - 24/04/2009

O início da leitura

O Prefeito José Fogaça iniciou a leitura do "Cem anos de solidão", logo após a apresentação do coordenador do Livro e Literatura, da Secretaria Municipal da Cultura - Daniel Weller.


Foto de Ivo Gonçalves
A abertura da Maratona com a presença do Prefeito José Fogaça.


Fotos de Ivo Gonçalves
O jornalista Rafael Guimarães, o músico Arthur de Faria, o professor Ruben Daniel e o escritor Luiz Coronel também marcaram presença na Maratona Literária.

Foto de Ivo Gonçalves

Foto de Ana Mendes

Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, inicia a leitura do livro.

Foto de Ana Mendes

Entrega dos primeiros certificados de participação na corrida.


Foto de Ana Mendes

Júlio Conte, dramaturgo e diretor de teatro, na leitura de "Cem anos de solidão".


Foto de Ana Mendes

Vereador Adeli Sell contribuindo para a leitura.

Foto de Ana Mendes

O professor e escritor Luís Augusto Fischer também prestigiou a Maratona Literária.

Os finalistas da leitura

Os corredores que completaram a leitura do livro "Cem anos de solidão" são:
Bárbara Nicolaiewsky; Cristofer Felipe Ribeiro Castro; Denise Xavier Lopes; José Sílvio Amaral Camargo; Maria de Fátima Maciel dos Santos; Luciano Margues; e o coordenador do livro e literatura, Daniel Weller.

A leitura iniciou-se dia 22 de abril, às 19h, e no dia 23 de abril, por volta das 17h30min, foi finalizada.

A todos os maratonistas/leitores o nosso MUITO OBRIGADO !


















Fotos de Maria de Fátima dos Santos

Leitura...

Enquanto eram lidas as histórias dos Buendía, a artista plástica Natália Chaves Bandeira fazia o retrato dos leitores que iam ao púlpito, que logo foi entregue a eles como um certificado artístico da Maratona.


Natália Chaves Bandeira, artista plástica.









Fotos de Ana Mendes

1ª Maratona Literária de Porto Alegre

A Maratona consiste na leitura coletiva de um livro a fim de incentivar e democratizar a leitura. O livro escolhido para a data de 22 de abril foi "Cem Anos de Solidão", de Gabo.

A Maratona é um evento literário pioneiro em Porto Alegre. Em sua primeira edição, antecedeu e comemorou o Dia Internacional do Livro, dia 23 de abril, com a seguinte programação:

- 19h - Abertura Grupo Petit POA

- 19h30min - Apresentação do Evento e Leitura “Cem Anos de Solidão”

- 20h15min - Intervalo e coquetel
Diego Grando e Zé Poeta
Grupo Nós da Lua
Atelier Livre

- 20h45min - Leitura "Cem Anos de Solidão"

- 21h30 – Intervalo e coquetel
Grupo 9´s Fora
Atelier Livre

- 22h00min - Leitura “Cem Anos de Solidão”

- 22h30min – Intervalo e coquetel
Grupo Musical Lá Fora
Grupo Teatral Soledades

- 23h00min - Leitura “Cem Anos de Solidão”

- 23h30 – Intervalo
Grupo Cero

- 00h - Leitura “Cem Anos de Solidão”

- 00h30min - Intervalo
Grupo Borimbolá

- 01h15 – Leitura “Cem Anos de Solidão”

A leitura seguiu até às 17h30min do dia 23.

Apoiadores:
Cabaré do Verbo, Editora Libretos, Erva Mate Vier, FestiPoa, Fisioterapia Global, Gráfica Calábria, Grupo Teatral Soledades, Instituto de Letras/UFRGS, Loja Expresso do Oriente, ONG do Morro da Cruz, Rádioweb Putzgrila.

Participação do Grupo Petit POA

O espetáculo Tenaz do grupo Petit POA, de teatro e circo, iniciou os trabalhos da Primeira Maratona Literária. A performance artística foi montada na entrada do Centro Municipal de Cultura e provocou a curiosidade de muitas pessoas que por ali passavam, interferindo a rotina da movimentada rua Erico Veríssimo com a avenida Ipiranga.




Foto de Ivo Gonçalves
Apresentação do grupo com a presença do Prefeito José Fogaça e a Primeira Dama Isabela Fogaça.
















Fotos de Ana Mendes

Grupo Teatral Soledades

Em meio a leitura acompanhavámos a atuação de: Ariane Mendes, Mariana Hörlle e Vanessa Silveira, formandas do DAD que criaram um espetáculo baseado no livro "Cem anos de solidão" de Gabo.












Fotos de Ana Mendes

Rádio Putzgrila

A Rádio Web Putzgrila, que completará dois anos no dia 6 de setembro, fez a transmissão ao vivo de todo o evento, desde às 13h até às 22h. A rádio conta com 19 locutores e transmite 24 horas por dia o bom e velho rock'n'roll para mais de 32 países. Os locutores presentes na corrida literária eram: Thiago Scott, Rafael Cony e Pedro Fonseca.



Thiago Scott entrevista Rafael Cony.

Pedro Fonseca, diretor da rádio, entrevista Dona Mirian que é presidente do Clube do Choro de POA.


Zé Poeta dando letra na Rádio Putzzgrila.
Fotos de Ana Mendes


Grupo Lá Fora Musical

O grupo 'Lá Fora Musical' é composto pelos músicos Iuri Barbosa, Felipe Nino Prestes, Thiago, Jéferson Alexandre, Murilo e Felipe Gaitero, que apresentaram o melhor da MPB regional.

Os músicos interagiram com o público jogando prosa fora ao estilo caipira.


Fotos de Ana Mendes


Grupo Boraimbolá

O Grupo Boraimbolá por volta da 1h já estava a postos na Sala Álvaro Moreyra. A banda constituída de bateria, percurssão, sopros, guitarra e vocal, apresenta concomitantemente performances cênicas com pirotecnia, contorcionismo, tecidos e equilibrismo.











Fotos de Ana Mendes

ONG Morro da Cruz

A Usina de Reciclagem do Morro da Cruz esteve presente na Maratona com o seu bazar vendendo os seus produtos a preços acessíveis para o público. Além disso ofereceram muitas almofadas para o conforto dos leitores/corredores.



Fotos Ana Mendes

Grupo Nós da Lua

O Grupo Nós da Lua é formado por Gui Gonçalves, Carina Ninow e Ana Cláudia Bernareck e apresentou uma performance pirotécnica exclusiva para a Maratona.



Fotos de Ana Mendes